Sobre e Testemunhos

Sobre

INCLU.

INCLU é a marca Portuguesa detentora de um conceito único e inovador de jogo de cartas o Jogo INCLU.
Criado por Susana Magalhães da Costa, Arquiteta, o jogo INCLU é fruto de um trabalho conjunto, que durou mais de 3 anos, com crianças, jovens, adultos, pais, avós, técnicos de várias áreas e de várias Entidades, e em que todos os detalhes estão testados e validados.
INCLU é uma marca que oferece jogos que proporcionam às crianças, pais, avós e professores, emoções, afetos e experiências que devem ser partilhadas e vividas e que despertam a nossa curiosidade natural.

Responsabilidade Social.

O jogo INCLU, para além da sua vertente lúdica, contribui para uma sociedade melhor e mais plural, possibilitando a Todos os mesmos direitos, designadamente, o direito ao saber e o direito de brincar.
O facto de as crianças terem a oportunidade de conhecer outros alfabetos e de poderem interagir com todas as crianças, independentemente das diferenças de cada uma, vai fazer delas, certamente, crianças mais ricas e mais bem preparadas, quer intelectualmente e quer emocionalmente.
Se ambicionamos uma sociedade para Todos temos que, desde cedo, promover e potenciar este contacto, este conhecimento e estes momentos de interação e de partilha entre as crianças. Só desta forma estamos a conceder a todas as crianças o direito ao saber e o direito a brincar. E estes são fatores imperativos numa sociedade que se quer responsável, aberta e inclusiva.

Entidades que ajudaram no desenvolvimento do jogo INCLU:

  • Externato de Nossa Senhora da Penha de França - Coopescola;
  • Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais - APEDV;
  • Agrupamento de Escolas das Olaias - EB 1 Actor Vale;
  • Externato PIM PAM PUM;
  • Psicólogos Associados - P.A.;
  • Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - ACAPO;
  • Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional da ACAPO;
  • Casa Pia de Lisboa - Unidade de Investigação Ced Jacob Rodrigues Pereira ;
  • Casa Pia de Lisboa - Ced António Aurélio da Costa Ferreira;
  • Federação Portuguesa das Associações de Surdos - FPAS;
  • Fundação Calouste Gulbenkian.

Lançamento de INCLU - Fundação Calouste Gulbenkian.

O primeiro jogo INCLU, subordinado ao tema Cores - o jogo INCLU Cores, foi lançado no passado dia 17 de dezembro 2014 na Fundação Calouste Gulbenkian e contou com a presença da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, da Casa Pia de Lisboa, da FPAS - Federação Portuguesa das Associações de Surdos, da Psicólogos, entidades que apoiaram o desenvolvimento do jogo, da FNE, da SCML, do INR, da AFAS, da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras entidades, que desde o início deste projeto enalteceram as potencialidades do INCLU, enquanto instrumento lúdico, didático e pedagógico, e que, por esse motivo, participaram no lançamento do primeiro jogo da marca INCLU.

Agradecimentos.

Quero agradecer, com um carinho muito especial, às crianças, aos jovens, aos adultos e a todos os técnicos que durante estes anos me apoiaram e ajudaram no desenvolvimento do jogo INCLU. Quero também agradecer a todas as outras pessoas que disponibilizaram o seu tempo e a sua atenção a este projeto e que, de uma maneira ou de outra, também elas deram o seu contributo.

Susana Magalhães da Costa

Testemunhos

"Mais valia para qualquer grupo de crianças, jovens e até adultos." "Promove um verdadeiro ambiente inclusivo."

"INCLU é um jogo contribui para a garantia do Direito ao Saber e do Direito a Brincar, dos mais Pequenos aos mais Velhos." 

"Não conheço nenhum jogo como este.... é um jogo que faz a diferença." 

"Promove um verdadeiro ambiente inclusivo e é um ótimo material para consulta e utilização de diferentes sistemas de comunicação."

"Óptimo material, permite aos seus utilizadores jogar e aprender num contexto de interação, de partilha e de entretenimento."

"Tem potencialidades em contexto de intervenção educativa, psicopedagógica e clínica/terapêutica pelo seu caráter abrangente."

"É um jogo meritório pelo fato de permitir sensibilizar a população para outros sistemas de comunicação alternativos."

"Através das actividades e jogos INCLU trabalhamos, desenvolvemos e consolidamos uma variedade de conteúdos curriculares, aproveitando-os como factores motivacionais na aprendizagem."

" É um jogo Fantástico! ...oferece, desenvolve e estimula inúmeras competências pessoais e sociais de uma forma muito divertida,..."